quinta-feira, 26 de junho de 2014

Dicas para fazer a festa de aniversário em Casa

Olá perfects,

Quem segue o blog sabe que eu tenho 3 filhas e uma vida agitada. Com me conhece sabe que o que não me falta é coisas para fazer e tratar! Por isso, tenho vários amigos que, quando ainda só tinham 1 filho e eu já tinha 3 (sim eu tive 3 filhas em 4 anos, entre os 27 e os 31 :D ) ficavam admirados em como eu conseguia organizar lanches em casa, fazer as coisas, ter a casa organizada. Para dizer a verdade eu não penso muito no assunto, é para fazer, faz-se. Uma coisa é certa, a minha cabeça, se eu fosse um desenho animado, era daqueles que tinha sempre muitas luzinhas à sua volta! A verdade é que estou sempre a magicar, a organizar, a decidir o que fazer. Talvez por isso é que, quando as coisas não correm como eu programei, fico com uma 'telha' que ninguém me atura. (o hubby sabe) :( Para mim é simples, tenho de fazer A, depois B, a seguir entra C e D à hora X e já está. Se sugerem que faça D à hora W e troque a ordem, as coisas não vão correr bem (lembrem-se que eu estive a esquematizar tudo), por isso, o caldo entorna.

Depois desta introdução (um dia tenho que escrever um Post sobre como ser feliz com 3 filhas), vamos ao que interessa. As festas infantis em casa. 

Já li uma blogger dizer que não entende quem prepara uma festa que muita antecedência e que, no seu caso, organiza a festa quase de um dia para o outro. Naturalmente, aceito as opiniões de todos, mas no meu caso concreto isso não é possível. No aniversário que postei ontem (aqui) chegamos a estar cerca de 40 pessoas apenas com família chegada e as amigas da minha filha (eu já explico à frente no Post). Sendo assim, a não ser que tenham um orçamento muito elevado ou que não tenham jeito, nem gosto, nem paciência para fazer nada e compram tudo feito, dois dias antes não dá! 

O esquema de organização da festa está todo aqui e, nesse post, também têm links para posts com ideias para decoração de festa infantil, convites para festa infantil, decoração de festa e fornecedores bolos decorados. Por isso, sugiro que o leiam depois deste, quando já estiverem de papel e lápis para organizar a festa.

Então, aqui vão as minhas dicas:

1 - Planeiem: façam uma lista de potenciais convidados, ideias para comidas com potenciais fornecedores, coisas de que vão precisar.

2 - Escolham o local da festa. Por vezes as nossas casas não são tão espaçosas como a dos avós. Porque não festejar lá. É o que eu tenho feito, pois têm espaços grandes e jardim. Os avós gostam (apesar do trabalho) e as crianças estão muito mais à vontade.

3 - Envolvam as crianças (se já tiverem idade para tal, naturalmente) - por vezes elas têm ideias muito giras para a escolha do tema da festa de aniversário, ou se for muito pequena podem pegar num boneco de que gosta muito e gerar a paleta de cores a partir daí.



4 - Envolvam as avós e tias: peçam-lhe para fazer comida (a minha irmã J. fez o brigadeiros brancos, a avós L. costumam sempre tratar da comida para os adultos, por exemplo bola de carne, mini rojões, pães recheados, mini moelas, fazer a sopa para as crianças que ... coisas assim, porque na minha família todos comem bem e um lanche de aniversário fácilmente se transforma num jantar de convívio) e até para ajudar nas decorações, arranjar flores, expliquem o tema e peçam-lhes para caso vejam algum pormenor adequado vos avisem. (a minha mãe é que encontrou as borboletas que coloquei na planta entre as duas mesas. Peçam ajuda para tomar conta das crianças. 

5 - Reunam a loiça e as toalhas que têm numa mesa (à medida que a experiência vai avançando deixa de ser necessário), considerem também a que as avós/irmãs/amigas têm e que vos possam ceder. Vejam as peças que ficam melhor juntas e podem chegar à paleta de cores. Todos os anos vou adicionando peças à minha coleção, cake stands, pratos de andares, pratos quadrado/retangulares, dispensador de sumos,...
Eu e a minha amiga M. já temos partilhado várias coisas para as festas. Desta vez, compramos os dispensadores de sumos iguais, porque assim, uma pode ceder à outra e foi o que aconteceu. ;) Já usei o serviço de chá da minha avó para a mesa da 1ª comunhão da Leonor, uso pratos de bolo da minha mãe ou da minha sogra,... 


Os meus fornecedores das loiças e companhia além das coisas lindas que têm chegado à loja (ver aqui)
cake stands, prato andares e potes vidro: Comtradições
Cake stand rendado: Casa Navarro
Prato andares com flores: Zara Home
Pratos retangulares: IKEA
Dispensadores de sumos: Sanimaia
Vasos verdes: Horto Quinta do Tronco

6 - Se ainda estão a começar e não compraram nada optem pelos tons neutros, porque os próprios doces vão dar colorido. Não tem de ser tudo igual a combinar, misturar vidro com porcelana e metal fica muito bem pois introduz texturas novas. Os pratos baixos quadrados e/ou retangulares ficam geralmente melhor, pois dão para dispôr as coisas de forma mais organizada. 


7 - Pensem na decoração como um todo. Escolher cores predominantes é sempre um boa opção. No caso da festa borboletas e flores parti do azul e rosa, com muito verde à mistura, pois era uma festa no jardim. Balões, bolas decorativas, bandeirinhas, borboletas, animais, flores penduradas, há um sem número de coisas que pode decorar a mesa.


As cartolinas compro, geralmente, no El Corte Inglés, na 512 ideias, na Papelaria Fernandes.

As palinhas são da More than cookies, que também tem coisas giríssimas para a decoração como caixinhas, cake stands,... Podem encontrar esta marca também no espaço Maisena.

8 - Escolham comida que as crianças gostem. As pipocas em saquinhos são sempre um sucesso, os cupcakes e cakepops, gelatina, mini pizzas... Eu faço sempre cupcakes com cobertura de creamcheese. Não ficam tão bonitos como os de buttercream, mas toda a gente gosta muito mais, porque não são enjoativos.

9 - Separem a mesa de doces da de salgados. Geralmente a mesa de doces é muito mais interessante visualmente (e nao só) e para enquadrar o bolo.


10 - se for possível coloquem uma mesa para as bebidas, é muito mais fácil e evita acidentes, com a comida! ;)


11 - O bolo é muito importante. Um bolo deve ser bonito, mas também muito bom de sabor. É desconsolador comermos um bolo bonito, mas que depois é um pouco seco ou sem graça. Se querem uma coisa profissional vão fazer um sucesso com as opções que vos dei aqui

Se querem fazer bolos, cupcakes e cakepops em casa, pesquisem muito. O youtube é o meu maior aliado. Aprendi a fazer imensa coisa com os videos postados online. ;) este boneco de neve foi inspirado numa imagem que vi on-line.



Onde compro a pasta americana, os corantes, as caixinhas dos cupcakes, os cortantes e toda uma quantidade de coisas que vou usando para enfeitar?

geralmente na Confeipan, ou então na Pasgelpan. A imaginação é o limite.

13 - Se juntarem crianças e adultos façam-nos a horas desencontradas, senão é a loucura! Vou dar um exemplo: nos convites para as crianças (amigos da aniversariante) marco as horas de inicio e fim da festa (por exemplo: 15h a 19h). Aos familiares (tios, primos, avós) marquem para uma hora antes do fim da festa (neste caso 18h) e avisem que essa é a hora de cantar os parabéns, por isso, não convém atrasar. Assim, canta-se os parabéns com toda a gente e a criançada e a família só co-existem na festa durante 1h, entre o corte de bolo, distribuição, abertura de prendas... os pais começam a chegar e depois fica só a família. A partir daí eu própria já estou mais descansada

13 - Se puderem contratem alguém para entreter os miúdos, é muito mais fácil em idades mais pequenas, pois são mais irrequietos.

14 - Guardem as decorações. Eu sei que é mais fácil para quem, como eu, tem vários filhos do mesmo sexo. Mas, mesmo assim, é sempre possível por as bandeirinhas do ano anterior num local diferente, com outro pormenor.

15 - Estejam felizes, alegres e verifiquem que a aniversariante se está a divertir. Isso é que é o principal. Eu tenho muito sorte porque as minhas filhas dão imenso valor às festas delas, gostam de se envolver nas decorações e até na decoração dos cupcakes e Cª. Agradecem-me sempre o que fiz e elogiam as coisas que faço. Por isso é que comecei a fazer em casa os bolos e outras coisas. O sorriso nas caras delas vale tudo, mesmo o cansaço que geralmente nos ataca no final do dia. 

Gostava de saber a vossa opinião. Se organizam assim com antecedência, que dicas têm e que usam e que eu não coloquei (eu também quero aprender) e se este post vos foi útil.

Beijinhos,

Inês

BE HAPPY, BE PERFECT!









2 comentários:

  1. Andava à procura de um dispensadores de sumos... tenho de ver se descobro a Sanimaia, (agradeço a dica), há uns tempos vi uns no Gato Preto.
    Uma coisa que sinto dificuldade é encontrar um site/programa onde possa eu própria fazer convites, etiquetas, autocolantes, conhece algum?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Paula,
      geralmente uso o Illustrator e o photoshop.
      Beijinhos.

      Eliminar