sábado, 29 de agosto de 2015

Reflexão de férias #3 - Sara Carbonero

Olá perfects,

Para que não pensem que as minhas reflexões de férias foram sempre tão profundas, o post de hoje é sobre uma espanhola gira, gira, gira (Sara, se estás a ler isto: gira quer dizer que és 'guapa'!! ;)) e, por isso, um post um bocado mais brincalhão! ;) Entre os livros que li e que adorei, também comprei uma ou outra revista cor-de-rosa, ou de cusquice, como gosto de lhes chamar. Uma delas foi esta Love, que tenho que confessar, não conhecia. A Hola faz parte das minhas leituras de férias desde que sou pequena, afinal, a minha mãe já a comprava sempre. Comprei esta Love por ter a Sara Carbonero na capa (sim, foi esse mesmo o critério) e ainda por cima, dizendo que ela está feliz no Porto.




Primeiro esclarecimento, eu sou Portuense de gema. Sou mesmo daquelas miúdas que acha que apesar do vento e de fazer menos calor do que no sul do país, o Porto é a cidade mais maravilhosa do mundo. Adoro viajar e gostei de quase todos os locais que visitei, desde cidades europeias a locais paradisíacos, mas não gostaria de deixar de viver na minha cidade, por nada. Vive-se aqui próximo de tudo, sem a confusão de uma cidade grande. Há zonas lindas para se viver e casas maravilhosas (de milhões, como se falou sobre o Iker e a Sara) sem ser necessário ir viver para fora da cidade. Pode-se passear no parque de cidade, no meio das arvores e até fazer um picnic ou, no mesmo instante, estar a almoçar numa esplanada à beira mar. Podemos visitar das igrejas mais bonitas do país (e não só) e caminhar pelas ruelas da ribeira, passeando à beira rio. Almoçar numa tasquinha típica e apanhar o barco para fazer o passeio das pontes, ou então, disponibilizar um dia para subir de barco peloDouro acima até à Régua e ao Pinhão. Temos ótimas escolas, colégios e faculdades com as médias mais altas do país. Pode-se fazer surf todo o ano. Podemos apanhar o avião e, por menos de um bilhete de comboio, ir a Londres ou Barcelona fazer uma tarde de compras com as amigas. Temos marcas de roupa giríssimas (algumas das quais até já abriram lojas noutras cidades) e um enorme número de marcas com coisas lindas para miúdos. Conhecemos, muitas vezes, os vizinhos, e os amigos dos vizinhos, e os amigos dos amigos... não há dia nenhum que saia ou vá a algum sitio e que não conheça alguém, que conhece alguém. Os nossos miúdos podem, em alguns locais, brincar na rua! Como costumo dizer, o Porto é uma aldeia! ;) Nesta minha aldeia, que não é, nem quer ser, uma cidade grande, trabalha-se muito, com muita seriedade e rigor, mas não se passa horas loucas no trânsito (quem já esteve me Moscovo sabe o que falo). Há o FCP, as francesinhas e tomamos um cimbalino com uma nata. Temos o bairro dos poetas e temos o café Majestic, onde os intelectuais da época se reuniam e onde, nos podemos sentir um poeta se levarmos um livrinho para ler e tomar um chá; temos a livraria Lello que é linda de morrer e temos os clérigos, as galerias Paris, os restaurantes de chef top como o DOP e os mais tradicionais, mas também top, como a Adega de S. Nicolau. Temos os jardins de Serralves e a festa mais descontraída que eu conheço, o S. João. Até podemos ser, por vezes, um pouco barulhentos (deve ser da proximidade da Galiza e da influência espanhola ;), mas somos sinceros, somos amigos e só não ajudamos se não podermos. Os portugueses são conhecidos pela sua afabilidade. Por isso, se pedirem ajuda para encontrar algum alguma coisa, em qualquer local do país vos indicam onde é, no Porto levam-vos lá. Eu podia continuar, continuar e continuar... mas a minha filha Leonor já vai dizer, outra vez: ó mãe, como é que tens paciência para escrever isto tudo?!? Avançando...

Segundo esclarecimento, quando vieram a público as notícias que a Sara Carbonero não queria vir para o Porto, eu não achei muita piada. Afinal, quem pode por em causa que o Porto é uma cidade espetacular?!? Não que não entenda que ela goste da sua terra, que Madrid seja uma cidade maior, que tenha lá o seu trabalho e blá, blá, blá. Aliás, esta conversa correu muita tinta em Portugal e até em blogs portugueses (eu li um post da pipoca mais doce que achei super engraçado, apesar de ela ser benfiquista. ;)). Eu sei que algumas de vocês nem se importavam que ela tivesse ficado lá para a sua terrinha e desse com os pés ao Iker - não é o meu caso porque tenho uma marido muito mais giro do que ele. Mas a verdade é que a miúda veio e é gira que se farta, tenho de reconhecer. A Sara veio e já escreveu no seu blog e, consequentemente, as revistas espanholas também publicaram, como a minha cidade é linda e como ela já se sente bem aqui. Não deve haver nenhum(a) portuense admirada com tal facto, ou há?

Mensagem para a Sara Carbonero
- Pois é Sara, não sei se disseste, ou não, o que disseram que disseste, mas se já estás a gostar do Porto e ainda agora chegaste, espera só até perceberes que não há outra igual (eu não sou nada suspeita). Por mim, és muito bem-vinda aqui, assim como qualquer outra pessoa que escolha o Porto de braços abertos e não venha para aqui a achar que por não ser a capital não é tão interessante como qualquer outra. Tenho de confessar, já falei com professores estrangeiros que vieram fazer um tour europeu, que me disseram algo com o qual concordo totalmente: o Porto está para Lisboa, assim como Barcelona está para Madrid. Não leves a mal, mas muitas vezes as segundas cidades são mais interessantes do que as capitais. (leitoras de Lx, perdoem-me este bairrismo ;)). Aproveita que não vais ter um frio de rachar no Inverno, nem temperaturas negativas e até podes aprender a fazer surf, pois tens a praia mesmo ao pé. Só estou um bocado triste contigo porque devias ter-me contactado para te ajudar a decorar a tua casa nova. Isso, sim, é que era uma decisão sensata. Uma decoradora portuense e portista, com uma costela espanhola!! ;)

Reflexão final. Alguém me sabe explicar porque é o facto de a Sara Carbonero 'supostamente' não querer vir para o Porto foi tão discutido em Portugal, o facto de ela estar tão bem aqui só é falado em Espanha? (agora não porque é eu já falei)...


Beijinhos e bom fim de semana

Inês

BE HAPPY, BE PERFECT!

Outras reflexões de férias aqui e aqui.

Sem comentários:

Enviar um comentário