quinta-feira, 15 de setembro de 2016

Organização de uma mãe trabalhadora

Olá perfects,

Espero estejam bem e que este início de aulas esteja a correr sobre rodas. Cá em casa está tudo lindamente e as minhas pequeninas já começaram. Tenho uma série de coisas para partilhar convosco. Gostava que vissem como decoramos os cadernos delas este ano e, além disso, sei que tenho o WC de serviço para mostrar (apesar de já ter colocado algumas fotos no instagram e no Facebook), mas fiquei adoentada no início da semana passada e acabei por não conseguir tirar fotos. Está combinado que vou tirar fotos destes pormenores para partilhar convosco e até dar umas dicas sobre o que compro para as aulas das mais pequeninas, que já andam no primeiro ciclo e que acho práticas.

Fui para Amaterdão com amigas e vou partilhar algumas coisas convosco. Quero mesmo retomar o tema dos quartos de criança, que espero que continue a ser às 4fs e acrescentar outros temas ao blog. Se tiverem ideias que gostavam de ver aqui tratadas digam, que procurarei responder. Ok?

Esta semana, porque também tenho estado a re-organizar tudo neste início de ano letivo, ainda não tenho os posts organizados como gosto. Isto de trabalhar, ter 3 filhos, um blog e toda uma vida familiar, não me facilita a vida. ;) Mas eu sei que vocês me compreendem. Esta correria diária parece que não acaba, nunca! Novos horários, compromissos, reuniões e início de projetos, tudo tem de voltar a fazer sentido na minha cabeça. Por isso é que digo que, mais do que Janeiro, para mim Setembro é o meu início do ano. 

Preciso de absorver as rotinas das crianças, os horários as atividades, reorganizar os meus horários, integrar as atividades às quais quero voltar, como a ginástica, por exemplo. Setembro é também, o início de novos projetos, que têm, quase sempre, de estar prontos até ao Natal e, de terminar aqueles que não ficaram concluídos antes das férias. Até a rotina diária ficar interiorizada demora algum tempo. Só aí é que me sinto a andar a velocidade cruzeiro, sempre interrompido com os prazos a cumprir.

Tenho várias amigas que me perguntam como consigo fazer tudo. Na verdade acho que há um elemento que é intransmissível: desde pequena que sempre fui de fazer várias coisas ao mesmo tempo. Aliás, lembro-me de a minha mãe me dizer para ter cuidado, porque não podia exagerar, pois saio ao meu pai e ele andava sempre numa correria. Depois há um elemento que se aprende e se melhora: a organização. 

Há algumas coisas que procuro fazer e reparo que, quando não cumpro, tudo se complica. 
1- numa lógica muito alemã, as primeiras horas de 2f (quando não posso faço ao Domingo à noite) são para organizar a semana. Distribuir o que tenho para fazer pelos vários dias, verificar as horas já ocupadas por compromissos para gerir o tempo da melhor forma. Incluir horário para desporto e o horário de ir buscar as crianças é essencial, porque senão acabamos por não fazer alguma coisa.

2- faço a ementa das refeições da semana ao Sábado e faço as compras todas no fim de semana. Isso evita que vá às compras mais do que uma vez por semana (comprar pão não conta ;)) e que me falhem coisas. Também torna mais fácil fazer uma alimentação saudável.

3- mantenho na cozinha uma lista de compras para toda a gente ir apontado o que falha.

4- uso uma agenda em papel e a do iPhone. Coloco tudo na agenda em papel, onde vou escrevendo as to do list. Gosto de a ter na minha secretária e olhar para as coisas, ir riscando. Não sei explicar!!! No iPhone coloco alarmes.

5- Finalmente, comecei a usar o Google Keep. Passo as listas de compras para lá e partilho com o maridão, caso seja ele a ir ao supermercado. O mesmo acontece com outras coisas a fazer que dizem respeito às meninas como idas ao médico e reuniões do colégio. Esta é uma grande vantagem da APP. Uma das coisas que mais gosto do Google Keep é poder escrever uma tarefa e escolher um local. A vantagem é que, quando chego ao sítio, dá um alarme com o que queria fazer ali. Imaginem que têm de ir comprar sapatos para as crianças e levar coisas à lavandaria, que é próximo. É muito natural que com a compra dos sapatos, o saco da lavandaria fique esquecido no carro. O que faço, coloco a tarefa com a morada da lavandaria e quando passo por lá, o alarme toca. Impossível esquecer! ;)

6- para além disto tudo procuro ter a casa organizada, dentro do que é saudável com 3 crianças. Arrumo e obrigo-as a arrumar as suas coisas, manter os seus quartos arrumados. Também lhe atribuo tarefas. Regam os vasos das aromáticas, põe a mesa, fazem as suas camas. São pequenas coisas que libertam muito tempo e que ajudam a aumentar a sua responsabilidade.

É claro que no meio de tudo isto há falhas, coisas que me esqueço, situações para resolver durante mais tempo do que gostaria. Mas se não fosse tudo isto seria muiiito pior. Além disso, tenho ajuda cá em casa, senão seria muito difícil mesmo, para além das avós que as vão buscar, uma ou duas vezes por semana, o que é uma excelente ajuda.
Partilhei convosco o que faço pois pode, de alguma forma, ser uma boa dica. Como resulta comigo, também pode resultar convosco. Por isso, gostava muito que partilhassem connosco os vossos truques para manterem a vossa vida organizada. Pode ser?

Beijinhos,

Inês

BE HAPPY, BE PERFECT!



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