sexta-feira, 23 de setembro de 2016

Para arrendar no Porto - Projeto Novo

Bom dia perfects,

O fim de semana está aí e vão poder ver com calma este projeto que me deu tanto gosto a decorar. A S. e o T. compraram este estúdio para arrendar, na zona do polo Universitário, no Porto. O apartamento mais pequenino que já alguma vez decorei e que achei uma graça.

O briefing referia criar um espaço acolhedor, com um ar jovem, onde pudesse viver uma ou duas pessoas (estudantes ou em início de carreira). O orçamento era pequenino, como imaginam, e é habitual nas casas para arrendar. Os próprios clientes são muito jovens (e amorosos, por sinal) e, no fundo, sempre achei que se queria rever no espaço, como se fosse para eles. 

Qual era o problema do espaço? Agora, depois de o ver decorado, parece que a distribuição era bastante intuitiva, mas a verdade é que não. O único ponto de TV estava na parede onde deveria estar (e está) encostada a cama/sofá. Havia outra condicionante, o estúdio é um open space e a cozinha tem o mobiliário cor de cereja, o que condicionava, por si só, as opções de cores da decoração. Finalmente tínhamos de integrar espaço de arrumação, já que, apesar das medidas generosas da cozinha o apartamento não tinha qualquer roupeiro.

As soluções:
No que se refere à distribuição do espaço, criei uma zona de descanso, uma de roupeiro, uma de leitura (ou duas, pois coloquei dois cadeirões que podem fácilmente virar-se para a TV), a área de entrada e a zona de refeições. Muita coisa para um espacinho tão pequeno e que não ficou nada cheio. A melhor solução, no meu ponto de vista, foi trocar a TV para a parede oposta, por forma a colocar o o sofá na parede de eleição e de impacto para quem entra no apartamento, que se decorou com uma composição de quadros com posters, para criar elementos de interesse. O estilo escolhido foi o Nórdico, que acabou por dar o ponto de partida para tudo. Além de ser tendência, é um estilo que se coaduna muito bem com o target referido no briefing. Uma base branca, pontuada de pretos e cinzas à qual se adiciona apontamentos de cor. Neste caso, optamos por variações dentro do cereja e do coral (elementos decorativos, almofadas), para ir de encontro aos móveis de cozinha, como já tinha referido. Padrões geométricos nos tecidos e tapete tornam o ambiente mais divertido e aconchegante. Optei por mobiliário versátil e leve, como o sofá que se transforma em cama, os cadeirões brancos que dão para ver televisão, ou juntar os amigos à volta do sofá e até as cadeiras ghost, que pela sua transparência e design são ótimas para espaços pequenos, super práticas e giraaas que se farta (aliás são as cadeiras da minha cozinha que adoro). 

Bem, já escrevi muito e já sei que o que querem é ver as fotos todinhas. A minha cliente disse que parece "uma casa de bonecas". Eu fiquei muito contente com o resultado final e ainda mais feliz por saber que apenas tiveram duas visitas e arrendaram logo o apartamento e que ambas as visitas adoraram a decoração. Por isso, se alguém procurar um estúdio para arrendar no Porto, é melhor reservar já para o próximo ano, porque não encontram um tão giro. ;) (que modesta que estou hoje, não é)? Bem, terminando as brincadeiras, espero que gostem tanto como nós e gostava de saber a vossa opinião.






Beijinhos e Bom fim de semana

Inês

BE HAPPY, BE PERFECT!

7 comentários: