sexta-feira, 27 de janeiro de 2017

Mármore na cozinha, sim ou não?

Olá perfects,

Uma das questões que se colocam, por diversas vezes, na decoração tem a ver com a escolha de materiais. A dualidade entre o bonito e o prático ou funcional é uma discussão reincidente. As minhas clientes queridas, podem aproveitar para pensar sobre este assunto. As que não são clientes e são um amor por seguir o meu blog,  caso estejam indecisas, fica aqui a minha opinião.

1 - O Mármore é lindo:

Eu própria escolhi mármore para a minha casa de banho e para o hall e wc da entrada. Há muitos mármores diferentes, para diferentes preços e temos mármore português de qualidade excelente, muitas vezes de melhor qualidade do que os mármores italianos, como o Carrara. Num balcão de cozinha fica lindo e dá um ar clean e sofisticado.



2 - Há em diversas cores:

Há uma série de opções diferentes dentro das bases branca e cinza, que são as minhas favoritas, mas também há as opções mais bege e até há verde, vermelho, rosa, preto... No entanto, eu continua a achar que nada se compara a um mármore de base branca, mesmo que tenha um desenho diferente como o ´codigo de barras'. Além de ser relativamente feminino tem sempre um ar luxuoso e exclusivo, não há duas pedras iguais, o que é maravilhoso em termos decorativos.


3 - O Mármore risca:

Se estiverem a pensar usar nos balcões de cozinha este pode ser uma questão a ponderar. Se há quem lide bem com o desgaste do tempo, há quem goste de uma pedra linda e brilhante, quase como no início. Se o seu for o primeiro caso, então, tudo bem, se não lidar bem com riscos e risquinhos, escolha outra coisa, porque a sua bancada de cozinha em mármore vai riscar, por muito cuidado que possa ter.

4 - O Mármore mancha:

Mais uma vez, pensando na cozinha, há uma série de coisas que mancham o mármore. Em primeiro lugar tudo o que seja ácido como laranja, limão, vinagre, tomate. Há quem fale de outras manchas como de azeite e até água, podem ver algumas imagens de manchas na bancada em mármore, a seguir, de alguém que optou por uma bancada em mármore para a cozinha. Tudo coisas que se usa habitualmente na cozinha. Por isso, se a vossa cozinha for só decorativa, se comem pouco em casa, cozinham pouco e não têm 3 raparigas, como eu, a querer 'ajudar', quando estou na cozinha, então podem escolher uma linda pedra mármore branca Carrara (dentro deste há várias opções como estatuário, estatuarito...), Estremoz, Pele de Tigre, Calacata, Código de barras,...'you name it'. Se querem uma cozinha que seja prática, vivida e não gostam muito de manchas, então, pensem noutras alternativas.



fotos d'aqui



Alguém tem experiência? Gostava tanto que partilhassem. 

Beijinhos e bom fim de semana,

Inês

BE HAPPY, BE PERFECT!



2 comentários:

  1. Olá!
    O que aconselha então para bancada de cozinha como alternativa ao carrara ou estremoz? Para quem não gosta de ver manchas mas imaginava uma bancada com marmore ou algo semelhante. As resinas tipo corian ou silestone poderiam ser uma alternativa mas ultrapassam muito o orçamento...Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tirando silestone ou corian, não há grandes alternativas para o Branco, lamento. Os granitos funcionam bem em termos práticos, tem é de ir por outras cores. Eu optei por silestone branco, que é fácil de limpar e fica lindo, mas tem a desvantagem de se ter de ter cuidado com o calor e batidelas. O corian, dá para corrigir, caso haja algum risco.

      Eliminar