quarta-feira, 13 de setembro de 2017

10 dicas para decorar o quarto do seu filho adolescente, sem stress!

Olá perfects,

Uma das coisas que me pedem aqui no blog, é ideias para quartos de rapaz, em especial adolescentes, pois é uma fase um pouco mais difícil.

Para dizer a verdade, não acho assim tão difícil. Lembro-me bem de  há uns anos, uma mãe me contactar, porque tinha dois rapazes que partilhavam o quarto e quando lhes perguntava do que é que gostavam para o quarto, ou que cor queriam, a resposta deles era: Preto! A mãe, em pânico, não sabia o que fazer. Se vos acontecer algo assim, não entrem em pânico. Na verdade, não querem que tudo seja preto. Apenas querem afastar-se das cores de azul bebé, que os liga à infância e que essas cores mais escuras, como o preto, o cinzento ou o azul escuro, sejam o predominante na decoração.

Por isso, aqui vão algumas ideias:

1 - Falem com eles. Perguntem-lhes que cor gostam, o que não querem mesmo. Vejam como se costumam vestir, que cores gostam de usar, se têm um estilo clássico ou mais desportivo.

2 - Mostrem-lhes algumas imagens com exemplos do que acham que podem gostar e peçam-lhes opinião. Apontar o que gostam e o que não gostam.

3 - Pensem no que costumam fazer nos tempos livres, no que gostariam de fazer. Há dois anos decorei um quarto de rapaz (que na altura tinha 13 anos) e que dizia sempre que o seu sonho era ser piloto de aviões. Não queríamos um quarto de bebé com aviões e acabei por conceber o design do quarto com um painel de parede com com cockpit de avião. Ficou espetacular. Usamos tons escuros, dentro do azul e cinza, no resto da decoração e não colocamos mais nenhum elemento temático, pois eu não sei nada defensora de encher os quartos com 1001 elementos de um tema específico. Acho giro um ou outro elemento que faça ligação, mas é só. Tenho muita pena de não ter fotos desse quarto, pois acho que era um exemplo lindo para inspiração, aliás não tenho nenhuma foto dessa casa, que foi sujeita a uma remodelação total e design de interiores. Talvez um dia a minha cliente querida me deixe fotografar alguns pormenores. :)
Têm aqui alguns exemplos de integração de um tema, neste caso a musica, materializado no uso das guitarras, perfeitamente integrado, sem ser demasiado temático.





4 - Não receiem o preto. Na dose certa, misturado com branco e cinza, ou ate com apontamentos de côr de que gostem, pode ficar bem divertido. Além disso, tende a ser uma opção intemporal.


5 - atenção ao estilo decorativo da casa. Não faz sentido optarem por um quarto rústica, se toda a casa é contemporânea e vice-versa. Há sempre formas de adaptar o estilo geral da casa ao gosto dos miúdos. 




6 - Simplifiquem. Os quartos de rapazes não são dados a folhos e cortinas complicadas. Eu não sou grande fã de brilhos, mas nos quartos de rapazes ainda menos. Gosto muito de usar estores e o estilo nórdico costuma resultar muito bem. Tons neutros, padrões geométricos, poucos elementos.


7 - Arrojem um bocado. Um mural original, uma peça de côr, uma parede de tijolo... mesmo num contexto com pouca coisa, fica super divertido. No quarto a seguir têm um outro estilo de que gosto bastante em quartos de rapaz: o industrial. 



 8 - Personalizem. A inicial dele, fotos, um quadro com fotos de amigos, uma pintura que eles tenham feito... O quarto é deles e para eles.

 

 9 - Criem diferentes zonas. Não se esqueçam das necessidades deles. se gostam de ouvir música, se têm de estudar o quarto, se usam (ou jogam) no computador. As necessidades da pessoa que utiliza o espaço estão, para mim, sempre em primeiro lugar e aqui não é excepção.


10 - Pensem no futuro. Se agora são adolescentes, daqui a nada entram para a Universidade e são adultos. Procurem que as opções mais caras tenham isso em consideração. Assim, o quarto cresce com eles com facilidade. 


Espero que este post tenha sido uma boa fonte de inspiração. 

Vejam como decorei este quarto de rapaz, há 3 anos, e que se mantém muito atual, com zonas de dormir, estudar e uma zona mais lounge, vejam no link aqui

Se quiserem que dê dicas de algo em concreto aqui no blog, digam, que gosto muito de saber. Assim, como saber o que acharam deste post. Se gostaram, se foi útil!

Beijinhos,

Inês

BE HAPPY, BE PERFECT!

Sem comentários:

Enviar um comentário