sexta-feira, 13 de setembro de 2019

Panquecas saudáveis para o lanche dos miúdos

Olá perfects,

Há muito tempo que não escrevo no blog. Se me acompanham nas outras redes percebem que o Instagram tem sido a rede que gera mais interação e, por isso, o tempo para o blog acaba por não ser muito. Aliás, já cheguei a perguntar se preferem os posts por aqui ou se preferem as fotografias e vídeos no Instagram e mais de 90% preferiu a segunda opção. No entanto, o blog continua a ser uma paixão e eu adoraria ter mais tempo para escrever.

Por isso, combino que, sempre que haja algo que me peçam e que faça sentido trazer por escrito, por ser mais fácil para vocês, eu procurarei vir aqui deixar. Assim, caso pretendam, podem incluir alguns ingredientes na lista de compras do fim de semana e pôr a mão na massa. É o caso do post de hoje. Com o início do ano letivo, tenho de começar a pensar nos lanches que tenho que voltar a enviar para a escola. Não gosto de enviar alimentos processados e como o pão é uma das alternativas mais regulares elas acabam por reclamar.

A verdade é que, há uns anos, uma das minhas filhas deixou de comer os lanches que lhe enviava. Achei aquilo muito estranho até que percebi que havia várias crianças que levam bolos embalados para o lanche e acabam por dizer que as minhas filhas têm lanches muito aborrecidos (pão, fruta, iogurtes...). Logo, para que as colegas não a estivessem a aborrecer com isso ela preferiu não comer para não lhes mostrar o lanche. Ora bem, foi uma luta para eu lhe arrancar a verdadeira razão. É evidente que me pôs a pensar, não quero que se sintam excluídas ou diferentes, mesmo sabendo que eu é que estou certa em não lhe enviar as tais opções embaladas. No  entanto, como não sou mulher de desistir, decidi em vez de comprar os bolos, bolachas ou panquecas embaladas, fazer eu mesma. Fui procurando e testando algumas receitas que já partilhei no passado e este ano resolvi testar receitas de panquecas com aveia. As primeiras que fiz de trigo sarraceno e aveia não ficaram bem, acho que usei trigo a mais. As duas que partilho convosco, a seguir, foram um sucesso. Quer filhas quer pai gostaram imenso. O pai preferiu as panquecas de Aveia e banana, por ter mais sabor e a Maf as de aveia, por serem mais simples. 


As receitas são da Ágata Roquette que tem um livro ótimo chamado A Comida dos miúdos cá de casa (deixo-vos o link se clicarem no título) que tem uma série de sugestões ótimas para as várias refeições e ainda sugere combinações de lanches. Como ela é nutricionista de certeza que as suas indicações são mais válidas do que aquelas que eu vos possa dar, baseadas na minha experiência pessoal. No entanto, eu procuro basear-me em combinações que ela sugere para que os lanches sejam equilibrados.

Panquecas de Aveia e Banana

Ingredientes:
1 banana madura
2 ovos
3 colheres de sopa de aveia
1 col de sobremesa de azeite
canela q.b

Preparação:
O que eu fiz foi colocar a banana, a aveia e os ovos num processador de alimentos. A aveia fica mais moída do que se se esmagar à mão, como é sugerido na receita original e as minhas filhas preferem. De seguida, coloquei o fio de azeite na frigideira (ou certã, à moda do Norte) e passei com um toalhete de cozinha para não ficar demasiada gordura. Deixei cozinhar de um dos lados até fazer bolhas e os bordos estarem cozinhados. Virei e deixei apenas um pouquinho do outro lado. São ótimas para comerem antes dos treinos pelo aporte energético. Esta receita dá apenas para 4 ou 5 panquecas. 



Panquecas de Aveia

Ingredientes:
100 grs de farinha de aveia (eu compro a aveia no Supercor - El corte Inglés - na zona Bio e trituro com o processador de alimentos) 
1 col de chá de fermento em pó
100 ml de leite (eu usei Bebida de Amêndoa do Lidl)
2 gemas
2 claras
1 col de sobremesa de azeite

Preparação:
Nesta receita temos de bater as claras em castelo, isso torna-as bastante fofas. De seguida, juntei o leite e as gemas, depois a farinha com o fermento e no final envolvi as claras em castelo. O procedimento de cozinhar foi igual ao das panquecas anteriores. Na receita original estas panquecas levam morango aos bocadinhos. Este fim de semana vou fazer com fruta (talvez mirtilos ou framboesas), pois também fica muito bom.


Espero que experimentem e que me digam, porque senão não sei se vale a pena partilhar as receitas convosco. Eu geralmente faço no fim de semana e conservo em caixas herméticas. Também dá para congelar em saquinhos e retirar no dia anterior para levar para o lanche. Geralmente junto na lancheira frutos secos e iogurte. Ao fim de semana gostam de comer com um pouquinho de compota, manteiga de amendoim ou doce de avelã e cacau (tudo caseiro). Se quiserem alguma receita destas é só pedir.

Beijinho e bom fim de semana,

Inês

BE HAPPY, BE PERFECT!

NI. Eu não sou uma fada do lar! ;) Estas receitas são muito rápidas e fáceis de fazer e se tiverem filhos da idade das minhas já podem ajudar, que é o que muitas vezes acontece. Experimentem.




Sem comentários:

Enviar um comentário