quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

CASA FELIZ - MARIA BARROS


Eu adoro receber livros e este ano não foi excepção. Recebi, entre outros livros de decoração, o "Casa Feliz - um guia prático de decoração!" da Maria Barros e já o li! :) Aliás demorei apenas dois dias a devorá-lo! Já postei sobre o trabalho da Maria Barros (AQUI) pois é, para mim, a decoradora portuguesa que melhor trabalha a cor.

O livro é muito fácil de ler. A Maria escreve de forma simples e despretensiosa. Partilha com o leitor um pouco da sua vida, o que torna o livro diferente dos outros livros de decoração. Além de apresentar a sua própria experiência como decoradora, fala das suas decisões na sua Casa Feliz.


Gosto das ilustrações do João Catarino, sobre a casa da Maria Barros
Fiquei muito feliz ao ler o livro porque sempre achei que tinha uma Casa Feliz, mas não há nada como ter alguém que reitere o que pensamos. Aliás, estou numa fase em que penso mudar de casa (um T3 para 5 já está a ficar apertadinho! :)) e a tendência poderia ser desleixar a casa, mas não consigo. Sempre que falamos em mudar as minhas pequeninas dizem que não querem, que adoram a nossa casa... Haverá melhor sinal de uma Casa Feliz?

O que eu tenho feito bem e faz com que a minha casa seja Feliz (de acordo com o que li no livro e me lembro!):

1 - Quando a Maria Barros escreveu que lhe dizem "Nem parece que tens filhos!" eu revi-me completamente nessa frase! Tenho imensos amigos que ficam pasmados com o facto de ter sempre a sala arrumada, com os meus objectos decorativos e  3 meninas com 3,4 e 7 anos! Como consigo? Defini regras: elas podem brincar à vontade nos quartos, mas têm de arrumar no final; não podem mexer em nada que parta porque se podem cortar. Também passo a vida a arrumar. :)

2 -  Gosto de cor e de casas vividas. A minha casa reflecte as minhas escolhas e a vida de uma família de 2 adultos e 3 meninas, que adoram a sua casa. Tenho fotos e objectos pessoais de que gosto em toda a casa. Não é um andar modelo, é a MINHA CASA! Quem gostar, gosta, quem não gostar o problema é deles!

3 - Passo a vida a arrumar (não imaginam a quantidade de roupa de crianças que eu tenho de 'editar' de época para época; e a deitar fora o que está estragado. Seleccionamos brinquedos antigos para doar na época de Natal ou aniversários.

4 - Os quartos das meninas sempre foram uma prioridade. As duas mais novas partilham um dos quartos, mais infantil. A Leonor, que já está no 3º ano e faz 8 anos em Janeiro, tem um quarto mais menina, com secretária para brincar e fazer os TPC.



5 - O meu quarto está em bege (Nooooo! ;)) e azul mar (Yes!) -uma cor que me relaxa e nada 'El mueble'! A minha cabeceira de cama é estofada e bastante confortável. Só tenho fotos minhas e do Zé (o meu marido)! E de mais ninguém!!!!! Tenho espelhos mas não reflectem a cama. Ufa!


6 - Tenho espelho na entrada e uma consola com gavetas para colocar chaves e outros objectos.

7- Sobre o side board da sala de jantar tenho um espelho que reflete a mesa.

8 - Não tenho humidades nem obras para fazer em casa, aliás todas as pessoas que a visitam consideram-na muito bem conservada! :)

9 - Andamos muito de 'pé descalço' e adoramos. As meninas tiram os sapatos mal chegam a casa, não porque lhes diga, mas porque querem. É como se sentem melhor.

10- Na minha cozinha (apesar de pequena) tenho uma mesa de refeições e uns posters bem grandes das meninas. o impacto é o máximo, pois as pessoas nunca esperam ver fotos na cozinha.

... haverá mais mas estas são as principais...

Mas vamos ao que interessa, o que eu tenho de melhorar (segundo as dicas da Maria Barros) para a minha casa ser ainda mais Feliz:


1 - Arrumar umas gavetinhas de tralhas (acho que não tenho só uma!!) - vou fazendo de vez em quando e está na altura de repetir!


2 - O cestinho multi usos no lavabo social, é a próxima coisa a fazer. Não dou outra festa/jantar sem um! Normalmente, antes de um jantar de amigos, coloco um rolo de papel higiénico novo para não faltar. Mas lembro-me de uma amiga, uma vez, me ter dito que acabou, andou à procura no armário e encontrou outro. Na altura disse "fizeste bem", mas também pensei !ainda bem que tenho o armário arrumado!


3 - Tenho de editar ainda mais!


4 - Tenho de substituir uma ou outra foto nas molduras e fazê-lo com mais frequência. Ficamos agarradas às fotos das meninas de bébés, mas faz sentido atualizar algumas.


5 - Ainda devo ter um ou outro "presente envenenado"(aquelas coisas que nos dão e que não ficam nada bem na nossa decoração) - vou ganhar coragem para os Doar! Não tenho muitos porque como sabem que eu sou muito determinada e gosto muito da casa, não arriscam muito em dar-me coisas de que não gosto! Se mãe/avó me oferecem algo que não quero digo que não e pronto. Mesmo assim, há sempre uma coisinha ou outra! :(

O que eu mudaria se continuasse a viver nesta casa por bastante mais tempo:


6 - Sempre achei que os meus sofás não são muito grandes, se fosse hoje teria mandado fazer maiores. Teve a ver com a escolha da disposição inicial da sala. Desde que mudei a disposição verifiquei que deviam ser maiores (agora troco quando mudar de casa!  :( )


7 - O chão do hall de entrada é em madeira e arranha-se muito mais do que o resto da casa. Trocava.




8 - Também punha papel de parede ou lambrim em madeira nas paredes do Hall - tenho de as pintar várias vezes!


9 - Sempre me fez imensa falta um móvel na entrada, mas como isso implica fazer obras, sempre evitei. É um "Must have" na próxima casa. ;)


10 - Pintava as paredes todas de branco.




ADOREI ESTE EXERCÍCIO. Sugiro vivamente que o façam. Pus as coisas em perspectiva, defini o que posso/devo melhorar mas concluí que TENHO UMA CASA FELIZ!!!!! :))))))))))


Obrigada Maria Barros e Parabéns pelo seu sucesso, talento, paixão pela decoração e família.


Se ainda não o fizeram comprem o livro! ;)
E vocês, já leram o livro? Já fizeram o exercício? O que acham da decoradora Maria Barros?


7 comentários:

  1. Também gosto da decoradora, ainda não comprei o livro, mas vou comprar...gostei muito do blog:)
    Feliz 2012!!!

    ResponderEliminar
  2. Obrigada igualmente, empresária de sucesso! E muito sucesso em 2012, para além de uma casa Feliz!

    ResponderEliminar
  3. Gostei imeso do post e das fotos de sua casa, parabens! beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Olá Inês. Há muito que não vinha aqui!
    Adorei os novos post mas em especial este. Vou levar as tuas dicas. Jà nasceu a minha primeira filha, que ainda não desarruma, mas eu desarrumo as coisas dela para estarem sempre à mão. Ando numa fase em que preciso de adoptar novos métodos de organização!
    Grande beijoca e mostra lá a tua cozinha que fiquei curiosa :)
    Sou fã da Maria Barros desde novinha! Lembro-me da minha mãe comprar a revista casa Cláudia que ainda guardo e vir umas páginas em que a Maria desenhava à mão alternativas para um espaço. Eu ficava encantada!
    Beijoca.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muitos parabéns e espero que esteja tudo a correr bem com a pequenina! Há sempre um momento de adaptação.
      Vou mostrar a cozinha até porque o post 'renovação com 1€ por dia' do próximo mês vai ser sobre cozinhas.
      Beijos e continua a fazer umas visitinhas ao blog quando a tua bébé deixar! ;)

      Eliminar
  5. Olá Inês, não sei como é que só agora descobri o seu blog...estou a adorar!!! Também devorei o livro, é simplesmente fantástico e tem óptimas dicas...é engraçado, mas também cheguei à conclusão que também tenho uma casa feliz!!!

    ResponderEliminar