quarta-feira, 26 de abril de 2017

6 - Dicas para quartos pequenos de miúdos

Olá perfects,

Espero que tenham tido um bom feriado de 25 de Abril e que tenham aproveitado para estar com os que mais gostam. Por cá, foi um dia em família, mas sempre com compromissos, porque a vida social das minhas filhas é um espanto. :)

por falar em crianças, o tema de hoje é mesmo sobre eles. Já vos disse algumas vezes que gosto de organizar os quartos de criança por zonas. Dependendo da idade, essas zonas vão se alterando ao longo do tempo, quando nascem precisamos da zona de amamentação, de mudança de fraldas/roupa e, se possível, zona de descanso para os pais. Posteriormente gosto de introduzir zona de leitura e, quando tem de ser, a zona de estudo. Se há quartos em que isto é pacífico, pois têm dimensão, outros nem tanto. No caso dos quartos pequenos, podem:

1 - arrumar a cama de lado, encostada à parede. Libertam espaço para as crianças brincarem no tapete, enquanto ainda são pequenas. Vejam o que fizemos aqui, no quarto da Maria. Que ainda inclui o berço (vejam foto seguinte)


2 - Olhar para a parede da janela como uma opção possível para colocar o berço. Quem não viu o quarto de bebé de uma da Kardashians com o berço no meio? Invulgar? Sim, mas por vezes muito prático (em quartos grandes). Como hoje estamos a falar de quartos pequenos, fica aqui esta ideia. Hoje em dia, com os isolamentos que há, não é um problema colocar o berço perto da janela. Se ainda tiverem janelas em madeira e que não isolam bem, aí, sim, desaconselho totalmente. Antes de tudo, sugiro que as troquem, logo que possam. Há alternativas excelentes e que imitam muito bem a madeira e que permitem melhorar muito o conforto. Como neste caso a casa estava muito bem isolada, a opção do berço foi muito boa. conseguimos colocar 4 espaços. o de dormir, o de amamentação (fácilmente transformável em leitura), o de descanso dos pais e o de muda roupa/fraldas. Além de que a Maria ficou com o centro do quarto livre para brincar, logo que comece a sentar-se e a gatinhar.

vêem como tudo está arrumadinho e o quarto é pequeno?

3 - Usar cores claras nas paredes 

Escolher um tom de tinta e/ou um papel de parede em tons claros, pode fazer muito por uma divisão pequena e abri-la totalmente. Quem gostar de cor, pode perfeitamente, usar cor nos apontamentos e manter toda a base mais neutra, pois o espaço amplifica. Foi a opção no quarto do Lucas, tem muita cor, mas não cansa.




4 - Cortinas claras
Já viram nas imagens anteriores que esta pode ser a melhor opção, quando queremos ampliar o espaço.

5 - Usar um elemento que crie uma linha visual horizontal, com um lambrim, riscas ou mesmo zigzag. Cria a sensação de um espaço visualmente maior. Vejam os quartos do D. e da F. Completamente diferentes entre si, mas em ambos está presente o jogo da horizontalidade. Podem fazê-lo com tinta ou papel de parede, usando tons claros para não sobrecarregar o espaço.




Todas estas fotos são de projetos nossos e foram tiradas ou pela Elisabeta Covelinhas ou pela Isabel Pereira. 

Este post foi útil? Querem mais posts destes? Que perguntas têm?

Beijinhos,

Inês

BE HAPPY, BE PERFECT!

2 comentários:

  1. Boa tarde,
    O que sugere para quarto pequeno de solteiro, para rapaz de 22 anos.
    Estou a pensar renovar, para tirar aquele especto de menino e como tem apenas 9 metros quadrados, torna-se muito difícil... Ideias precisam-se. Obrigada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, entretanto publiquei um post com ideias para quartos de rapazes mais velhos. Espero que tenha sido útil.

      Eliminar