terça-feira, 21 de janeiro de 2014

Projeto novo: Sala aguarela || New project: Water Color Room

Olá perfects,

Começo a terminar alguns projetos que ficaram pendentes do final do ano passado. Este projeto online foi um deles. Partilho convosco porque o problema da S. é bastante comum e pode ser que seja útil para outras seguidoras com uma questão idêntica.

A S. tinha já dois sofás bege e uma mesa de TV, em madeira escura. Um dos sofás era bem grande com chaise longue, o que, por si só, é logo uma condicionante. A localização da chaise longue não nos permite colocar o sofá onde quisermos (pode interferir com zonas de passagem e de TV, por exemplo). Além disso, gosta de azuis, verdes e lilás e mobiliário branco. Escreveu 'porque não comprei um sofá branco'. Como já tinha gasto dinheiro nos sofás e na mesa de TV queria aproveita o que tinha, sem fazer alterações, mas queria deixar de ter uma sala bege, monótona, integrando ainda uma zona de refeições na sala comum. Receava que os sofás não se integrassem e que o seu móvel escuro a obrigasse a comprar outros móveis escuros para a sala.

Esta foi a primeira versão dos 3D do projeto online, que enviei à S. Para além dos 3D, 2D e Inspiration Board foi um dossier com a explicação do projeto e lista de objetos, preços e fornecedores.






Algumas explicações sobre o projeto:

1 - a sala tem uma porta ao fundo que dá para o jardim, de onde entra uma luz muito bonita. Sugeri que forrasse a parede do outro lado em espelhos para captar essa mesma luz;

2 - O elemento de ligação determinante nesta sala é o papel de parede. Aliás, o nome da sala deve-se ao papel, pois este vai buscar o azul e o verde que a S. tanto gosta e tem um efeito de riscas em degradé que parece uma aguarela. A passagem do azul para o verde no papel de parede vai buscar o bege que a S. tem nos sofás, permitindo fazer a ligação de cores. Adicionalmente, sendo a sala sobre o comprido e estreio a riscas verticais vão equilibrar um bocadinho a divisão. Por fim, o papel de parede permitirá, ainda, fazer a ligação com os restantes têxteis escolhidos, como as almofadas, as cadeiras e os bancos em X.

exemplo de aplicação do papel de parede



3 - Como podem ver nas fotos que a S. me enviou, decidi mudar o sofá com chaise longue de lugar. Em vez de me 'irritar' com ele, decidi usá-lo a meu favor e torná-lo as costas do aparador (side board). Fazendo a separação entre a sala de estar e de jantar. Além disso, tinha mesmo de ter um aparador ou consola atrás do sofá, porque não gosto nada de entrar numa sala e ver as costas do sofá.

4 - Optei por uma mesa redonda pois é mais versátil e ocupa menos espaço e na zona de jantar escolhi apenas mobiliário branco, pois torna a sala mais leve e pesa menos.

Os projetos de decoração online têm características diferentes dos 'offline'. Nos segundos, nos podemos apresentar as ideias ao cliente e vamos ajustando mediante as suas reações e o projeto final já está amadurecido. No caso dos projetos online, esse ajustamento é feito apenas no final. No caso dos projetos online, o cliente responde ao questionário, eu coloco algumas questões adicionais de considerar necessário, e só quando o cliente recebe o projeto é que sabemos o que ele gostaria de alterar. Depois de o cliente receber o projeto, gostar, mas apontar um ou outro pormenor que não ficou claro no questionário:'prefiro uma mesa retangular' ou outras questões mais de percepção pessoal, como 'talvez a parede espelhada seja muito para nós' ou 'se calhar preferia não colocar papel na duas paredes', faz-se o ajustamento. Por isso, aqui fica o ajustamento de acordo com as preferências da S.





Algumas dicas que podem ser úteis:
1 - se vão comprar um sofá esqueçam lá a ideia de integrar a chaise longue. É preferível comprarem uma chaise longue separada, pois limita-vos menos a disposição.

2 - Não tenham medo de conjugar móveis escuros com móveis brancos. A mistura pode ficar muito bem. Não têm de ter tudo igual...

3 - Se têm um sofá de uma cor, que está bom ou é novo, mas gostariam de introduzir outras cores na vossa sala, procurem um tecido ou papel de parede que tenha essa cor e as cores novas. Vão ver como conseguem mudar a divisão de forma harmoniosa.

Esta é uma das fotos que a S. me mandou.



Obrigada à S. por me ter deixado partilhar o projeto convosco.

Espero que tenham gostado do projeto e que dêem a vossa opinião. Preferem a primeira versão que enviei, ou a ajustada mediante observações da S.

Mais informações sobre serviços de decoração on-line e outros podem ver aqui e aqui.

Beijinhos

Inês

BE HAPPY, BE PERFECT



2 comentários:

  1. Adorei este post. O projeto está lindo e as explicações são muito úteis.
    Obrigada.
    beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Querida Inês. que belo projecto, onde conseguiu aproveitar aquilo que a sua cliente tinha!! Gostei da todas as suas explicações. obrigada por partilhar um pouco do seu trabalho. muito sucesso. beijinhos.

    ResponderEliminar