segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Aniversário da L. - parte I || L.'s birthday - I part

Olá perfects,
então para 'matar' a curiosidade de algumas seguidoras aqui estão as fotos do aniversário de L. 
Este é a panorâmica geral das mesas, a da comida e a das bebidas (conseguem ver lá ao fundo?)

Hi perfects,
because I know some of the blog followers are very curious to see the pictures of L.'s birthday, here they are. This is the general view of food and beverages table (can you see it back there?).


Viram o meu post sobre como organizar uma festa de aniversário? Quem não viu pode consultar AQUI. Nesse post estruturo a organização da festa em 10 passos, vou seguir aqui a mesma lógica para perceberem como eu apliquei aqui. Acho sempre útil mostrar como nós próprios aplicamos as regras! ;)

Have you seen my post about organizing a birthday party? If you haven't seen it you can check Here. On that post I structure the party organization in 10 steps, I will follow the same logic here, so that you can see how I applied it.  I always find useful to see how rules are applied! ;)

1 - Escolher o tema
Como a L. adora animais escolheu o tema 'cãezinhos'. Não é o tema mais fácil do mundo, comecei a procurar inspiração. Estas são algumas das imagens que encontrei, mas, na verdade nenhum me encheu as medidas. Gostei da ideia das bolachas tipo cãozinho e da casotinha bolo cor-de-rosa, mas como queria ser eu a fazer tudo (ufa) tive que ser realista. Não sou cake designer, nem quero ser, gosto de experimentar coisas novas, arriscar um bocadinho até, mas tenho noção das minhas limitações. Sou uma mãe que gosta de preparar as festas para as suas filhas, com imenso amor, carinho e dedicação. 

Também não sou adepta das decorações totalmente óbvias. A Martha Stewart tem um exemplo de uma festa de aniversário com este tema, que podem ver AQUI, mas também acho que tem cãezinhos a mais, se é que me faço entender. Usar um tema é giro, mas em tudo, acho demais! :( É como aquelas pessoas que gostam de zigzag (chevron) e depois usam em tudo: almofadas, tapetes, papel de parede, banquetas... um elemento marcante usado com moderação é magnífico, usado em todo o lado é um exagero. Outras das coisas às quais não achei grande piada foi às taças dos cães com cereais, para mim fica esquisito, a sério.

1 - Choosing the theme
As L. loves animals she chose the theme: puppies. It is not the easiest theme on earth, so I strated looking for inspiration. These are some of the images I have found, but in fact none of them really got me. I liked some of the ideas such as the dog cookies and the pink dog house, but as I wanted to do it I had to be realistic. I am not a cake designer, and don't want to be, I like to try new things, but I know what I am capable of. I am just a mum that loves to prepare my daghters' parties, with lots of lave, care and dedication.

I also don't usally love the most obvious decorations. At Martha Stewart I have found an example of a puppy themed birthday party, as you can check Here but I believe it has to many puppies, if you know what I mean. Using a theme is cute, but in everything can be too much! :( It reminds me of those people who like one pattern, for example chevron, and then use them in everything: pillows, carpets, wallpaper, benches... a statement element is magnificent when used with moderation, if you use it everywhere it is too much. Another thing I didn't love are those dog bowls with chocolate cereals, they looked pretty weird, really.



Porque queria que ficasse mimoso, manter as cores nos castanhos/preto/brancos/cinza não me pareceu a melhor das opções para uma festa de menina. Por isso, acabei por partir do verde, pois pensei, cães+brincadeiras+relva.

Because I wanted it to look lovely, keeping the colors brown/black/white/grey was not an option. So i decided to start from green, because I thought dogs+playing+grass.


2- O orçamento.
Tenho perfeita noção de quanto quero gastar, antes de fazer a festa. Na semana antes da festa fiz ao compras no supermercado (devo dizer que fiquei surpreendida com o sortido do Continente em guardanapos e caixas de cupcakes, tinhas as cores que queria e padrões muito giros). Encomendei na confeitaria o que não queria/não sei fazer. Como decidi fazer a festa em casa e tratar de vários os doces, fazer convites e tudo o que são itens a imprimir consigo gastar muito menos. É claro que da muito mais trabalho e muitas coisas não têm o pormenor que teriam se feitas por profissionais (o bolo, os cake pops e os cupcakes, são disso um exemplo). Mas o facto de as minhas filhas acompanharem o processo, ajudarem a fazer algumas coisas e disserem que está sempre tudo perfeito, ultrapassa qualquer imperfeição!! :)

2 - The budget
I know how much I want to spend before I prepare a party. On the week before I went to the supermarket and ordered at the bakery the items I didn't want or didn't know how to make. As I decided to make the party at home and bake some of the cakes, make the invitations and all the printables, I can save some money. Of course it is a lot of work and a lot of the things are not as perfect as if they were made by professionals (the cake, the cupcakes and the cakepops are that case). But the fact that my daughters follow the process, help me making some things and say that everything is so perfect, overcomes any fail!! :)

3 - Escolher a data e o local da festa
A L. fez anos num dia da semana, por isso, escolhemos o sábado pelas razões que já mencionei aqui. Como a L. fazia questão de convidar as meninas todas da turma (são 10) mas as duas manas, ao todo tinha 13 meninas. Fora os primos que pedi para virem 2 horas mais tarde. Por isso, este ano a festa foi em casa da minha mãe, porque há muito mais espaço do que em minha casa. Como é Inverno o início da tarde é sempre melhor, por isso, escolhi 15:30, porque me dá tempo para organizar as coisas e se não estiver de chuva, podem brincar um bocadinho no jardim antes de escurecer.
É claro que o dia de aniversário não passou em branco, houve um jantar em nossa casa com os avós e um bolinho que também fiz... as minhas noites têm sido longas! ;) O tema já foi o mesmo, quer para o bolo quer para o centro de mesa.

3 - Choosing the date and the place for the party
L.'s birthday was really during the week, so we choose Saturday to celebrate it for the reasons I have mentioned  HereAs she would like to invite all the girls from her class (10 friends), wit her and her 2 sisters, the total was 13 girls. As asked the cousins the arrive 2 hours later. This year, the party was at my mum's, because it has much more space than in mine. As it is winter, the beginning of the afternoon is always better, so I have chosen 15:30, because that way I have time to prepare everything and if it doesn't rain tehy can play a bit in the garden, before it gets dark.
Of course, on her birthday there was a dinner at our place, with the grandparents, with a small cake I also baked... my evenings have been long! ;) I tend to keep the same theme, so I used it both on the cake and center piece.




4 - Os convites
Já mostrei no post sobre organização da festa, mas aqui fica novamente para quem não viu. De um lado os cãezinhos, do outro os detalhes.

4 - The invitations
I have shown them on the previous post about party organization, but here it is again for the ones who haven't seen it. In fron the puppies, in the back the information about the part.



5 - Os ajudantes
Como não eram muitas crianças estava eu, o meu marido e a minha irmã mais nova a quem pedi para ajudar. A minha irmã e mãe ajudaram-me a por a mesa antes das crianças chegarem. Para as entreter como eram 13 e nós 3, dava perfeitamente para controlar e que tudo corresse de forma harmoniosa.

5 - The helpers
As I was not expecting to many children (13 girls) me, my husband and my youngest sister (who I asked for help) where enough.

a minha irmã a ajudar numa das brincadeiras
6 - Decorações
Adoro bandeirinhas, pompoms e balões. Acho que dão todo um dar de festa. Como já tinha usado pompoms no aniversário 'arco-iris' desta vez fiz as bandeirinhas com os balões. Sendo o tema 'cãezinhos', para além dos do bolo, que mostro amanhã, fiz cupcakes com cara de cão (os de cream cheese não ficaram tão óbvios). A internet é uma boa fonte de inspiração para quem está a aprender, por isso, fiz os cupcakes usando este video como guia aqui.

Outro aspecto importante foi o uso das cores. Como já referi parti do verde, mas à medida que ia criando os vários elementos de decoração (nas semanas anteriores) achei que ia ficar tudo demasiado verde. Logo, o cor de rosa foi entrando aos poucos e acabou por ser usado nas cartolinas para as pipocas e para as bandeirinhas, assim como no próprio bolo. No entanto, em tudo que são elementos impressos mantive o verde, com bolinhas também. A relva verde também tem flores em rosa. Comprei na Kasa e fica sempre bem, dá um colorido muito giro à mesa.

6 - Decorations
I love flags, pompoms and ballons. I believe the immediately give the party look. As I had used pompoms at the rainbow birthday party (on the previous year), this time I have decided to use flags and ballons. Keeping in mind the puppies theme, besides the cake which I will show in detail tomorrow, I have made some puppies face cupcakes (the ones with cream cheese don't look a lot like puppies). The internet is a great source of inspiration, so I did the cupcakes using this video here.

Another important aspect was the use of colors. As I told you before I have started from green, but as the I was developing the decor items (during the previous weeks) I though it would all look too green. So, pink started to came up and I ended up using it on the popcorn bags, the little flags and even in the cake. On the printables I kept the green, with white spots also. The green plastic grass has some pink flowers also. I have bought them in Kasa and always looks good, it adds a beautiful color to the dessert table.



Usei uma imagem de um cãozinho para colocar nos cartões que identificam a comida, assim como na garrafinhas (que estão ao fundo na primeira imagem do post). Gosto de usar taças e boiões em vidro para as gomas e chiclets. Uso também pratos de 3 andares para os cupcakes e vasos para cake pops ou caixas de pipocas. Este é o exemplo do marcador de cupcakes, assim dobro a meio para pousar na mesa.

I used the image of a small dog to put in the printables for the food and plastic bottles with the girls names. I also like to use glass bowls and jars for sweets. 3 levels plates for cupcakes and vases for cakepops and popcorn boxes. This is the example of the printable for cupcakes, I fold it in the middle to place it on the table.





Hoje o post já vai longo, por isso, amanhã continuo com os 4 pontos que faltam: comida, atividades, o presente para os convidados e a despedida.

Today's post is quite long already, so tomorrow I will talk about the 4 missing items: food, activities, present for guests and saying good bye.

Até agora, o que dizem? Estão a gostar? Está a ser útil?
Until now what do you think? Are you enjoying it? It has been useful?

Inês

BE HAPPY, BE PERFECT!

1 comentário: