sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Preparar uma mesa para os amigos

Olá perfects,
Esta semana no Facebook coloquei todos os dias imagens de mesas lindas. Daquelas mesas que já nos fazem felizes, sem sequer termos ainda começado a comer. Nem sempre conseguimos começar o dia com uma mesa de pequeno almoço com aquele ar. Mas amanhã é fim de semana e já temos um bocadinho mais de tempo. Além disso, se puderem convidem os amigos para almoçar. Não é preciso fazerem pratos muito complicados nem sobremesas que demoram uma tarde inteira. O Jamie Oliver tem ideias ótimas para fazer rapidamente e, não se esqueçam, uma mesa bonita vale muito e gargalhadas entre amigos ainda vale mais.

Então aqui ficam algumas dicas:
1 - Escolher um serviço que se enquadre com a comida de que costumam gostar. Nos pratos brancos fica tudo bem. Mas há comida mais rústica que fica linda em louça com um ar mais campestre. Também podem misturar serviços para alegrar a mesa. Experimentem antes para ver se ficam bem e lembrem-se que podem usar outros detalhes na mesa para combinar diferentes cores.

2 - Copos de vinho grandes são sempre algo a ter para almoços informais. Dão para vinho mas também para água e qualquer outra bebida. Se houver crianças é mais prático usar copos baixos, ninguém quer estar toda a refeição preocupada com o caso de eles entornarem/partirem o copo. Escolham copos giros, com algum detalhe ou cor que vos agrade e que fique bem na decoração.





3 - A toalha de mesa pode ser algo diferente. Colchas antigas ou em renda feitas pela avó, podem dar uma graça se misturadas com peças mais contemporâneas. Individuais ou corredores de mesa são uma opção divertida e muito boa para almoços informais com os amigos. Sejam criativos e até dramáticos. Vão ver que os vossos amigos vão gostar da ideia!

4 - Ter cor numa mesa é importante, por isso usem guardanapos de duas cores diferentes e juntem-nos com uma argola, fita ou cordel. 

5 - Flores frescas, não há nada como ter flores frescas na mesa. Pode ser um arranjo simples, feito por vocês, com flores do jardim. Não deve ser grande demais, para que não estejam a tentar ver-se uns aos outros por trás das flores. Podem usar até várias jarras pequenas com poucas flores. 


6 - Para a sobremesa podem usar pratos diferentes. Sabiam que os pratos mais leves e de porcelana mais fina provocam a percepção de que a sobremesa tem menos calorias? ;)



7 - Podem servir o café na sala de estar. Colocar na mesa de apoio uns bombons para quem gostar, ou uns macarrons, por exemplo. 



8 - Aqui está algumas ideias mas não misturem cores a mais, só fica giro se o objectivo for uma 'rainbow party', mas essa ideia costumo deixar para os aniversários das crianças.


9 - Divirtam-se MUITO. Deixem os amigos ajudar a levantar a mesa e/ou levar coisas para a mesa. É um almoço informal e o que isso significa é que estão todos 'à vontade'! Os formalismos excessivos fazem com que convivam menos vezes, porque têm tanto trabalho que pensam duas antes de o fazer novamente. Além disso, transmitem aos vossos amigos que, quando forem, a casa deles, também esperam um jantar do tipo 'convidei o Rei' e eles também ficam inibidos. 

Para terminar este post, vou contar uma história que se passou comigo e com a qual aprendi. Há uns anos um cliente (inglês) do meu marido veio jantar cá a casa pela primeira vez. Não tínhamos estado com ele muitas vezes, por isso, preparei um jantar XPTO! Toalha de linho com aplicações vintage, marcadores de prata, copos de cristal, serviço Vista Alegre... blá, blá, blá. Ele sempre muito simpático e conversador enquanto as entradas foram servidas na sala de estar. Qual não é o meu espanto quando, depois do primeiro prato, ele se levanta muito solicito para levar o seu prato para a cozinha. Eu fiquei muito atrapalhada e insisti que não era necessário, mas ele não descansou e lá levou o prato. Chegou à cozinha e disse que adorava ajudar e que gostava de ver as cozinhas. Quando abri o armário olhou muito curioso para a 'enorme quantidade de pratos' que viu e perguntou-me porque tinha tantos? Lá lhe expliquei que tenho uma família muito grande, que facilmente num aniversário, só com família chegada junto mais de 20 pessoas. A conversa continuou e a partir daí o jantar ficou muito mais descontraído. Entretanto ele já foi lá a casa mais vezes e o formalismo deixou de existir. A comida continuou boa, o ambiente divertido e eu fiquei muito menos 'stressada'. 

Bom fim de semana e divirtam-se!
Digam-me lá se este post foi útil para vocês?
Vão receber os amigos este fim de semana?

Inês

BE HAPPY, BE PERFECT!



1 comentário:

  1. Olá ,que post tão bonito...
    Ainda hoje recebi os meus pais cá em casa para um lanche , fiz panqecas .
    Foi muito bom estar em familia
    Bom Fim De Semana
    Lulu

    ResponderEliminar