quarta-feira, 6 de setembro de 2017

Organizar a play + study room

Olá perfects,

Chegou Setembro. Um mês de recomeço. Não sei se é porque a escola marca o ritmo, mas, na verdade, sinto sempre mais que Setembro é um mês para recomeçar do que Janeiro, propriamente dito.

Eu tenho três meninas em idade escolar. Em fases diferentes (uma no nono, outra no quinto e outra no quarto ano). Por isso, ainda tenho bastantes brinquedos (cada vez menos, é verdade) e todas precisam de um espaço para estudar em casa, fazer os trabalhos e ter as duas coisas organizadas.

Quando construímos a casa sempre quisemos ter uma sala multi-funções. Um local que lhes permitisse ter o seu espaço, para usarem diariamente e libertar os quartos de brinquedos e coisas da escola. É claro que ainda há brinquedos nos quartos, especialmente peluches, que procuro ter dentro de baús ou cestos, para evitar que andem pelos quartos soltos ou a apanhar pó. 

Bem, mas voltando para a sala a que gosto de chamar family room, ou também sala onde tudo acontece!! Porquê? Porque é exatamente isso. Esta é a sala onde as crianças deixam as mochilas mal entram em casa. Onde jogam consola e vêem televisão. Também é aqui que brincam e fazem os TPC. Só que não é só! É o espaço onde fazem as festas com os amigos (sempre que não pode ser no exterior) e é ainda a sala que transformamos na altura de Natal para fazer a seia! Nesta sala temos, inclusive, uma mini cozinha de apoio que é muiiiito útil (já mostrei uma foto ou outra do zigzag em mármore que adoro)! 

Sendo assim, tivemos de arranjar uma forma de manter a play/study/family room organizada e prática. A solução foi aproveitar toda uma parede (mede mais de 4m) e fazer um super armário. 
Algumas dicas para caso pensem numa solução destas:
1- Neste caso, para que no futuro o possa mudar de sítio se me apetecer, dois super armários, que parecem só um. Dificilmente conseguirei colocar um armário de 4m noutra parede, mas dois de 2m já não é tão impossível! 



2- como o móvel é enorme foi lacado da cor da parede. No meu caso num cinza clarinho, que adoro e fica lindo  no mobiliário. Já usei em clientes e foi sempre um sucesso.

3- como há sempre aquelas coisas que se usa no dia a dia e que nunca vão ficar bonitinhas expostas, prefiro sempre uma zona fechada. Assim, mesmo que as meninas atirem as mochilas e os sacos do voleibol e não as arrumem como ensinei, não se vê e eu não ando sempre a chatear (fico cansada)! ;)



4- um armário destes pode ser um monstro. Por isso, uma das formas que temos para lhe dar alguma graça é cobrir as costas com papel de parede. Este é da Thibaut e já usei noutras decorações, porque é suficientemente neutro para não cansar e tem o padrão zigzag, o que dá logo um ar muito diferente ao super armário.



5- Decorar as parteiras com os objetos das crianças. Se virem com atenção, o armário tem essencialmente brinquedos, livros delas (têm mais no quarto), capas para colocarem documentos da escola, os álbuns de fotografias e fotografias com molduras que foram oferecendo em batizados, aniversários e que não se enquadram tanto nas outras divisões. ;) é claro que não é daqueles armários que se vê e estão a perfeição de decoração. Com objetos decorativos lindos, pequenos Quadros de arte, livros Espetaculares... No entanto, é um armário de family room REAL, que as meninas  utilizam (apesar de nem sempre o deixarem tão arrumado como ficou)!



6- para melhor organização de cada uma atribuí zonas de armário específicas para cada uma delas. Assim, não há discussões nem problemas.



7- coloquei alguns cestos para podem juntar uma série de brinquedos mais pequenos (têm um só com barbies, outro com as Nancy, outro com pequenos jogos)



8- usei frascos de vidro para guardar aquelas coisas que andam sempre por aí perdidas: roupas das bonecas; Polly pocket; canetas e lápis...



9- para que esteticamente fique com um ar mais agradável: juntar livros por cores; alternar lado de livros e molduras, ou seja, não colocar os livros sempre do lado esquerdo, por exemplo; equilibrar lados com peças altas, nas mesmas colunas; não colocar cestos todos juntos, nem caixas de arrumação de papéis; colocar uns livros na horizontal e outros na vertical, junto a peças engraçadas; expôr alguns brinquedos de que gostam e de forma alternada (vejam os carros, por exemplo)





10- Colocar elementos naturais, uns vasinhos verdes fazem sempre falta.



Espero que tenham gostado deste post e que o tenham achado útil. Dêem a vossa opinião que gosto muito de ler.

Desejo a todas um excelente início de ano e que consigam ter tudo organizado desde já.

Beijinho,

Inês

BE HAPPY, BE PERFECT!

7 comentários:

  1. Ideia muito boa! Ficou muito bem.
    Carmen

    ResponderEliminar
  2. Adorei Inês! Tá mesmo real e perfect :)
    Joana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Joana. Não sei se está perfect, mas está real. ;)

      Eliminar
  3. Ficou muito giro Inês, e faz toda a diferença para as meninas terem tudo organizado. Uma excelente sugestão. Um bom regresso, um bom recomeço... Beijinho, Manuela

    ResponderEliminar