Olá perfects,
Segunda-feira, dia de recomeço, dia de organização da semana, dia de tomada de decisões, dia de compromisso... É assim que começo a semana e este post, porque quero falar de uma decisão que tomei. Mas, para isso, tenho de contextualizar a minha vida e explicar como é que o exercício físico e as dietas se relacionam comigo e eu com elas. Têm tempo? Este post talvez venha a ser um bocadinho longo, por isso, se não tiverem tempo agora leiam mais logo. :)
Eu nunca fui magra, daquelas miúdas que são realmente magras, a quem chamam coisas como Olivia Palito e coisas feias assim. Também nunca fui gorda, tirando em bebé, em que tinha daquelas bochechas que dá vontade de trincar, aí sim, era uma bebé bem gorducha. Esta é uma das únicas fotos que tenho no computador - aqui tenho 2 anos.
Sempre fui alta para a minha idade, por isso, tudo se ia equilibrando e, além disso, sempre fiz desporto: ginástica desportiva, natação, karaté, até entrar na Faculdade quando comecei a fazer desportos de ginásio tipo step e aeróbica, o que continuou de forma, praticamente continua, até começar a trabalhar. Lembro-me de, na adolescência, quando ainda nem ligava muito a rapazes, ter feito furor um Verão com um biquini às bolinhas preto e branco! ;) (apenas conto isto para servir de indicador da forma física - à falta de fotos digitais). Entretanto, com o número de horas de trabalho, a que uma auditora americana obriga, o exercício físico terminou. Passava todo o dia sentada, em frente ao computador... um verdadeiro horror, que sei que muitas de vocês ainda sofrem. Ao contrário do que muitas vezes acontece, nessa altura, não tinha mesmo tempo para fazer exercício. Trabalhava várias vezes até às 11 da noite, Sábados e Domingos. Por isso, quando não tinha de trabalhar, só queria descansar ou passar algum tempo com as pessoas de quem gostava (que não eram as minhas colegas de ginásio)! Aí sim a flacidez começou a chegar, o peso também aumentou. Quando mudei de trabalho, ou seja, comecei a dar aulas, o peso já tinha aumentado cerca de 6kgs (acho eu), que acabei por perder quase todos na altura do casamento, com cuidados e stress pré-nupcial! ;)
Entretanto, como já sabem, tive 3 filhas, em 4 anos e meio! Como eu costumo dizer, eu estive 2 anos grávida (engravidei da Mafalda quando a Matilde tinha 3 meses) e aí o peso ressentiu-se. Para além de a gravidez da Matilde ter sido aquela em que engordei mais (15kg, nas outras duas engordei 12kg), não tive tempo para perder o peso em excesso. Nesta foto estou grávida no fim do tempo da Matilde, a gravidez que engordei mais, mas na qual tive uma barriga mais pequena (imaginam, a barriga mais pequena)) ;)
Aqui estou eu, com a Matildinha ao colo, já grávida da Mafalda.
Por isso, quando deixei de amamentar a Mafalda decidi voltar ao que era e regrei a minha alimentação. Perdi bastante peso, nessa altura, e fiquei quase a pesar o que pesava antes de ter tido filhos (digo quase, porque fiquei sempre com mais 2 a 3 kg). Na altura, como toda a gente me estava habituada a ver grávida, perguntavam se estava tudo bem comigo, se estava doente, ou algo assim! Um filme. Tinha que dizer sempre que estava de dieta e já não estava grávida.
|
Estava assim em 2009
(a Mafalda nasceu em 2008) |
|
Estava assim em 2010 |
Entretanto, o tempo foi passando e eu, com a desculpa da falta de tempo, da falta de energia, da falta de vontade, fui deixando o exercício físico e deixei de ter tantos cuidados com a alimentação. Fui dando conta do aumento de peso, a roupa apertada, mas não me convencia muito. Até que, vi esta foto, que o querido Ricardo, da
Tales of light me tirou do Oporto Kids Market... Foi o meu buaaaaaaa moment!
É neste momento que as fotos são tão reveladoras. Não quero estar assim, não me sinto bem, é tão simples como isso. Por isso, decidi partilhar convosco esta minha resolução. Acho que o faço por motivos egoístas! :( Espero que, por estar a assumir publicamente esta minha decisão, me obrigue a cumprir com as regras. Também o faço porque vejo que quase ninguém tem a coragem de assumir o excesso de peso, o comprometimento com a dieta e a vida saudável. Eu sei que é difícil assumir as falhas, para mim também é, mas qual é o mal? Ninguém é perfeito, eu não sou de certeza e, além disso, é como eu sempre digo: A perfeição está na felicidade. Eu cá, vou-me sentir melhor se perder uns quilos a mais (8 era Top). Já me pesei - uiii- horror!! O pequeno almoço e o lanche da manhã já foram cumpridos a risca. Vou repetir a dieta que fiz em 2009, pois resultou. Não sou nutricionistas, lembrem-se, por isso, faço algo que é adequado para mim - o que pode não se cumprir para vocês.
Uma das coisas que me andava a preocupar era o exercício físico. Mas hoje de manhã, ao abrir o pinterest, vi que a querida Silvia Furtado tinha postado coisas sobre Zumba (
aqui). Porque é que não pensei nisto antes???? Já está, de manhã cedo já fiz a minha aula de Zumba, sem sair de casa (não estou com tempo nem paciência para ir para o ginásio). Segui este link
aqui. Caso queiram ser solidárias. :)
Finalmente estou a ver se me adapto ao instagram. Sei que ainda não consegui que esta ferramenta entrasse totalmente na minha vida, mas a ideia é que vá postando fotos de refeições, do exercício,... de coisas relacionadas com este meu objetivo. Quem tiver uns quilinhos para perder e quiser participar e/ou simplesmente me quiser dar força!! Todo o apoio é preciso. <3 <3 <3 Para me seguirem no instagram é
aqui
Esta sou eu no dia 1.
Gostava que à medida que o tempo vai passando as mudanças se comecem a notar!
QUEM ALINHA?
Beijinhos
Inês
BE HAPPY, BE PERFECT!
P.S. English followers of the blog. I am sorry, but this post is too long for me to translate. To sum up: I am starting a diet and this is day 1.